Os produtos da fotossíntese

21/04/2010 12:07

Os produtos da Fotossíntese

Embora a glicose seja normalmente representada como um produto da fotossíntese nas equações resumidas, na realidade muito pouca glicose livre é gerada pelas células fotossintetizantes. A maior parte do carbono fixado é convertida, preferencialmente em sacarose, o principal açúcar de transporte das plantas, ou em amido, o principal carboidrato de reserva das plantas.

Uma parte significativa do gliceralddeído 3-fosfato produzido pelo ciclo de Calvin é transportada para o citoplasma, onde é rapidamente convertida em glicose 1-fosfato e frutose 6-fosfato. A glicose 1-fosfato é então convertida no nucleotídeo-açúcar UDP-glicose (uridina difosfato-glicose), que se liga à frutose 6-fosfato pra formar a sacarose 6-fosfato, o precursor imediato da sacarose. A remoção do fosfato por hidrólise resulta na sacarose.

A maior parte do gliceraldeído 3-fosfato que permanece nos cloroplastos é convertida em amido, que é temporariamente estocado durante o período luminoso na forma de grãos no estroma. Através de uma série de reações, o gliceraldeído 3-fosfato é convertido em glicose 1-fosfato, que então é utilizada para produzir o nucleotídeo açucar ADP-glicose, o precusor imediato do amido. A glicose liga-se diretamente à cadeia de amido em crescimento pela ação da enzima sintetase do amido. À noite, a sacarose é produzida a partir do amido para ser exportada da folha. O carbono derivado do amido parece ser transformado do cloroplasto para o citoplasma como glicose ao invés de triose-fosfato.

Fonte: Cláudio Cardoso – Fisiologia Vegetal

  

Comente: Os produtos da fotossíntese

fotossintese

Gabi | 25/06/2014

cara eu nao entendi mesmo
eu so preciso de uma pequenina resposta uma palavra que seja para colocar no meu trabalho alguem me ajudaa

fotossintese

mariana | 13/05/2014

nossa o texto é tao pequeno!

fotossintese

lekinha | 09/05/2014

entendi tudinho

fotossitese

le | 09/05/2014

otimo

fotossintese

Livia | 15/04/2014

Mt dificil mas deu para entender um pouco!

profuto da fotossistese

amandiinha | 14/03/2014

uffa acheii o kii eu procurava

15455

janaina hfhxjb | 16/09/2013

glicose e um dos produtos da fossitese

Fotossíntese

Maryana | 27/06/2013

Muito tensa essa matéria cara é fogoo maiis tah dii booa vlw#

fotossintese

eu | 10/06/2013

mais para voces:A vida na Terra depende, em última instância, da energia do sol. A fotossíntese é o único processo biológico importante capaz de aproveitar esta energia. (TAIZ & ZEIGER, 1998)

Literalmente, fotossíntese significa “síntese usando luz”. Organismos fotossintetisantes utilizam a energia solar para sintetizar compostos orgânicos, que não poderiam ser formados sem este insumo de energia. A energia estocada nestes compostos orgânicos é usada mais tarde, alimentando os processos celulares na planta e podem servir como fonte de energia para todas as formas de vida. (TAIZ & ZEIGER, 1998)

A captação da energia solar pelos organismos fotossintetizadores a sua conversão em energia química de compostos orgânicos reduzidos são a fonte fundamental de quase toda a energia biológica. Os organismos fotossintetizadores e heterotróficos vivem num equilíbrio estacionário balanceado na biosfera.

Os organismos fotossintetizadores captam a energia solar e sintetizam ATP e NADPH, que usam como fonte de energia para sintetizar carboidratos e outros compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O; simultaneamente liberam O2 na atmosfera. Heterotróficos aeróbicos (seres humanos, por exemplo), usam o O2 assim formado para degradar os produtos orgânicos ricos de energia da fotossíntese até CO2 e H2O, gerando ATP para suas próprias atividades.

O CO2 formado pela respiração dos heterotróficos retorna à atmosfera, para ser usado novamente pelos organismos fotossintetizadores. A energia solar, desta forma fornece a força impulsionadora para a ciclagem contínua do CO2 e O2 atmosférico através da biosfera e fornece os substratos reduzidos (combustíveis), como a glicose, da qual os organismos não-fotossintetizadores dependem. (Lehninger, 1995).

Enormes quantidades de energia são armazenadas como produtos da fotossíntese. Cada ano pelo menos 1017 kJ de energia livre da luz solar é captada e usada para biossíntese nos organismos fotossintetizadores. Isto é mais que 10 vezes a energia combustível fóssil usada cada ano pelas pessoas em todo o mundo. Mesmo os combustíveis fósseis (carvão, óleo e gás natural) são produtos da fotossíntese que se realizou milhões de anos atrás. Por causa da nossa dependência total da energia solar, passada e atual, tanto para energia quanto para o alimento, a descoberta do mecanismo da fotossíntese é um objetivo central da pesquisa em bioquímica. (Lehninger, 1995)

fotossintese

eu | 10/06/2013

muito bom

1 | 2 | 3 | 4 >>

Novo comentário