Os pigmentos fotossintetizantes

21/04/2010 10:20

 Os pigmentos fotossintetizantes

Os pigmentos que participam da fotossíntese incluem as clorofilas, os carotenóides e as ficobilinas.
Há vários tipos de clorofila que diferem entre si devido a detalhes de sua estrutura molecular e a suas propriedades específicas de absorção. A clorofila a ocorre em todos os eucariontes fotossintetizantes e nas cianobactérias, sendo considerada essencial para o tipo de fotossíntese realizada por estes grupos de organismos.

As plantas vasculares, briófitas, algas verdes e algas euglenóides contém também clorofila b. A clorofila b é um pigmento acessório - ou seja, um pigmento que serve para ampliar a faixa de luz que pode ser utilizada na fotossíntese. Quando a molécula de clorofila b absorve luz, a energia é transferida par a molécula de clorofila a , que então a transforma em energia química durante o curso da fotossíntese. Nas folhas das plantas verdes, a clorofila b constitui cerca de um quarto do conteúdo total de clorofila.
A clorofila c substitui a clorofila b em alguns grupos de algas, principalmente nas algas pardas e nas diatomáceas. As bactérias fotossintetizantes (diferente das cianobactérias) contém tanto bacterioclorofila (nas bactérias púrpuras) ou clorofila chlorobium (nas bactérias verdes sulfurosas). Estas bactérias não podem extrair elétrons da água e portanto não produzem oxigênio. As clorofilas b e c e os pigmentos fotossintéticos das bactérias púrpuras e bactérias verdes sulfurosas são simplemente variações químicas da estrutura básica mostrada na Figura 1.

As duas outras classes de pigmentos que estão envolvidas na captação de energia luminosa são os carotenóides e as ficobilinas. A energia absorvida por estes pigmentos acessórios deve ser transferida para a clorofila a: tal como as clorofilas b e c, estes pigmentos acessórios não podem substituir a clorofila a na fotossíntese.
Os carotenóides são pigmentos de coloração vermelha, laranja e amarela solúveis em solventes orgânicos e encontrados em todos os cloroplastos e nas cianobactérias. Da mesma forma que a s clorofilas, os carotenóides dos cloroplastos estão embebidos nas membranas dos tilacóides. Dois grupos de carotenóides - carotenos e xantofilas - encontram-se normalmente presentes nos cloroplastos (as xantofilas contém oxigênio em sua estruturas moleculares e os carotenos, não) O beta-catoreno encontrado em plantas, é a principal fonte de vitamina A necessária aos seres humanos e outros animais. Nas folhas verdes, a cor dos carotenóides é mascarada devido à maior abundância das clorofilas.
A terceira maior classe de pigmentos acessórios, as ficobilinas, é encontrada em cianobactérias e em cloroplastos das algas vermelhas. Ao contrário dos carotenóides, as ficobilinas são solúveis em água. 

 

Fonte: Cláudio Cardoso - Fisiologia Vegetal

Comente: Os pigmentos fotossintetizantes

muitoc bon

afonso | 16/05/2014

gramei muitissimo..c

uoll

uol | 24/11/2012

uolll

krikri

nte | 24/10/2012

affs chato

Cade os outros?

Izabela | 28/08/2012

Falta ficobilina e carotenoides... mas é legal, interessante.

Re:Cade os outros?

Izabela Correia | 28/08/2012

Você nem leu o texto né?
Estão no texto mais como você não leu, não vu sobre eles.
(Mesmo nome kkkkk)

cc

cc | 14/08/2011

amei

Re:cc

yxxkj | 25/05/2012

estupido

Gay

Desconhecido | 04/04/2011

Filho da puta

Re:Gay

ddt | 14/08/2011

vai mane ,burro

fotossintese

mayara | 22/08/2011

assunto bacana adorei....

Novo comentário