Emagrecedor sibutramina passa a ser remédio tarja preta

16/04/2010 21:19

Será preciso ter receita azul para comprar medicamentos com a substância

 Do R7

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) resolveu dificultar a compra da substância sibutramina, bastante usada em remédios para emagrecer. Segundo resolução publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União, esses medicamentos agora têm de ser vendidos com receita azul, que são numeradas pela agência e passam por um controle mais pesado da agência. O produto passa a ser vendido com tarja preta, em vez da vermelha.

Atualmente, os remédios com sibutramina são vendidos com receita branca. Entretanto, o médico pode imprimir esse tipo de receituário sem pedir numeração da Anvisa. Com a receita azul, esse procedimento é necessário, o que permite que a agência saiba melhor qual médico foi o responsável pela prescrição.

Os laboratórios terão 180 dias para fazer as alterações necessárias. Segundo a resolução, farmácias e drogarias podem vender os remédios que tiverem a tarja vermelha na embalagem durante esse período, desde que peçam a receita azul do cliente.

Em janeiro deste ano, a Anvisa divulgou um alerta para os profissionais de saúde sobre o uso da substância, já que um estudo demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com o remédio. O estudo indicou que o risco de desenvolver problemas cardiovasculares aumenta em 16% nos indivíduos que utilizaram o produto, na comparação com os que receberam placebo (dose "de mentira", sem a substância) 

Por causa disso, a União Europeia proibiu a venda do remédio no território.

O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recebeu, entre os anos de 2005 e 2010, 35 notificações classificadas como grave para suspeita de reações adversas envolvendo a sibutramina. Destas, 17 citavam reações adversas cardiovasculares, que envolviam taquicardia, parada cardiorrespiratória, dor no peito, aumento da pressão arterial, arritmia, bradicardia e palpitação cardíaca. Nenhuma notificação resultou em morte.

HOME    Página inicial

Comente: Emagrecedor sibutramina passa a ser remédio tarja preta

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário